Overwatch: finalmente a Blizzard liberou a sombra! Confira personagem aqui.
08/11/2016
Descubra quem ganharia uma luta mortal entre Hulk e Apocalipse!
14/11/2016
Show all

Conheço Paralelos: A websérie brasileira que fala do papel da pirataria no cenário nacional dos games!

A pirataria sempre fez parte do mercado e da indústria brasileira de games. Podemos até ter vergonha de admitir, mas jogos e consoles falsificados, emuladores e outras tantas gambiarras contribuíram para tornar os games mais acessíveis na realidade nacional. A pirataria pode, inclusive, ser considerada um fator cultural quando conversamos sobre a história dos videogames no país.

Tocando justamente nessa questão, a websérie Paralelos explora como a pirataria foi relevante para a formação da atual cultura de games brasileira. Em três episódios de 7 minutos cada, o documentário dirigido por Hugo Haddad e Pedro Falcão mostra como o jeitinho brasileiro esteve presente ao longo da história dos videogames no Brasil.

“A ideia do Paralelos surgiu com a associação óbvia, porém muito invisível, da história da pirataria com a história dos games no Brasil,” afirma Falcão. “É impossível conversar sobre videogame no país sem falar em Phantom System, nas traduções da TecToy e na época dos consoles destravados. Mas, apesar de óbvia, a associação da pirataria com a construção cultural dos games no Brasil é um enorme tabu, principalmente entre os veículos especializados.”

Por meio de entrevistas com membros da indústria, desenvolvedores, especialistas e jornalistas (inclusive Pablo Miyazawa e Flávia Gasi do IGN Brasil), os episódios mostram desde a chegada dos fliperamas ao país até a proliferação dos jogos piratas após a chegada do PlayStation. No meio do caminho, descobrimos mais sobre as versões nacionais adaptadas de consoles e jogos clássicos.

“A intenção do documentário é mostrar que, mesmo na adversidade e na limitação tecnológica do nosso mercado nacional, nós florescemos e hoje somos uma grande potência de games no mundo,” conclui Falcão. “Espero que todo mundo que assista à nossa websérie pense nesse outro lado, um lado humano e extremamente rico, do nosso jeitinho brasileiro.”

Confira todos os episódios de Paralelos no site da Red Bull Jogos.

Via: IGN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *